O ser criança e adolescente na contemporâneo

OBJETIVO

O presente grupo de estudos aborda as discussões presenciadas no contemporâneo acerca do que é ser criança e adolescente na atualidade, assim como as novas demandas teóricas e metodológicas que surgem na esteira das mudanças vividas em relação a estes dois grupos etários. Levando em consideração que a construção dos conceitos surgem na medida em que respondem às necessidades de nomeação de seu contexto histórico, político, social e cultural, a infância e a adolescência será discutida/problematizada a partir de questões como construção histórica do conceito de infância e adolescência, desenvolvimento infanto-juvenil, mídias e imagem corporal, sexualidade na adolescência, “boom” dos psicodiagnósticos, saúde mental, possibilidades de intervenções clínicas com o público infanto-juvenil.
 

METODOLOGIA

Grupo para alunos de qualquer instituição e semestre. Serão realizados encontros
semanais, sempre às quartas-feiras, das 14:00 às 15:30. A metodologia será
expositiva, com a participação ativa do grupo acerca dos textos de referência e dos
recursos audiovisuais que serão propostos (vídeos, filmes, séries etc ). Para atingir
uma experiência satisfatória e a confecção dos certificados, será aferida a frequência
dos participantes.

PRINCIPAIS TEMAS

- A infância sempre existiu? E a adolescência?
- Desenvolvimento infanto-juvenil: Contribuições da psicologia do desenvolvimento
- Mídias e autoimagem: o corpo “curtível”
- “Boom” dos psicodiagnósticos: Quem são as crianças “laudadas”?
- Saúde mental na infância e na adolescência: Rede de apoio
- Uma aproximação à prática clínica com adolescentes: possíveis intervenções

BLIBLIOGRAFIA BÁSICA
 

ARIÉS, P. História Social da Criança e da Família. LTC: Rio de JAneiro, 1981.

SOUZA, S.J. Re - significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. Rio de Janeiro, 1994.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo . Rio de Janeiro: Contraponto, 2016. 2ed.
Atenção Psicossocial a Crianças e Adolescentes no SUS: Tecendo Redes para Garantir Direitos. Brasilia - DF, 2014.
ZANELLA, Rosana. A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos e institucionais. São Paulo: Summus, 2013.

 

CONFIRMADOS (SEM LISTA DE ESPERA)

 

SER CRIANÇA E ADOLESCENTE

1 – Joana Moreira Vidal
2 – Marlucia Ferreira Gomes Gadelha
3 – Ana Vanessa Castilho de Lima
4 – Karolyne Chaves Santiago
5 – Jocielma Rodrigues dos Reis
6 – Lia Sarah do Vale Lima
7 – Camila Ricarte Dantas
8 – Cristyanne Vera Claudino Lourenço
9 – Gleidson Mendes de Araujo
10 – Patrícia De Melo Pinto
11 – Nara Cibele Pereira Rocha
12 – Gleylson Freitas da Costa
13 – Maria Sâmira Gonçalves Domingos
14 – Maria Gerliane Lima de Sousa
15 – Karolina Kesia Fonseca Cabral
16 – Luciana Freitas Oliveira
17 – Francineide Felix Chaves
18 – Luan Sales Cavalcante Barbosa
19 – Jamille Vieira da Silva
20 – Andreza Luymara Amorim Almeida
21 – Maria Artemis Mendes de Andrade
22 – Bruna Kesley Sousa Ferreira
23 – Ana Letícia Martins Félix
24 – Rodrigo Batista Mendonça
25 – Karla Brenda Viana Silva
26 – Enio Barbosa de Freitas
27 – Evelin Gercina Torres de Sousa
28 – Thaís Augusta Ferreira Barbosa de Aguiar
29 – Vinícius Lima de Queiroz
30 – Raissa Sampaio de Mesquita
31 – Maria Gabriella Frota de Souza
32 – Rebeca de Paiva Duarte
33 – João Pedro Morais Sales
34 – Stephanie Rayany Alves de Oliveira
35 – Jamille Kelly Maia Pinto
36 – Ellen Maria de Paula Aquino
 

Facilitador(a): 
Psicóloga Talita Queiroz