Introdução aos Conceitos Básicos da ACP

Obs: Os grupos de estudos são restritos à estudantes e profissionais de Psicologia. Agradecemos a compreensão!

Escopo

O Grupo de Estudos de Introdução aos Conceitos Básicos de ACP é uma iniciativa do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade). Apresenta, de forma dialogada e introdutória, as principais teses da Abordagem Centrada na Pessoa, tal como foram criadas e desenvolvidas por Carl R. Rogers, tomando-o como fio condutor das discussões.

Metodologia

Grupo de duração ANUAL, com encontros semanais, onde serão discutidos, mediante leitura prévia dos textos escolhidos, temáticas próprias da ACP de maneira a familiarizar os integrantes do grupo com o arcabouço teórico desta vertente em psicologia em suas dimensões históricos, epistemológicas, científicas e experienciais. Para alcançar a experiência de aprendizagem e a confecção dos certificados, será aferida a frequência dos participantes

Cronograma

07/03/18 - Acolhida do grupo, apresentação, levantamento de expectativas. A ACP como ética das relações humanas. Referência: AMATUZZI: Rogers: ética humanista e psicoterapia (Cap. 1)

14/03/18 - A ACP como ética das relações humanas. Referência: AMATUZZI: Rogers: ética humanista e psicoterapia (Cap. 2)

21/03/18 – Dimensões histórico-epistemológicas da ACP/Fases do percurso rogeriano. Referência: Revisando as fases da abrodagem centrada na pessoa (VIRGÍNIA MOREIRA); CASTELO BRANCO CIRINO. Funcionalismo e pragmatismo na teoria de Carl Rogers: apontamentos históricos.

28/03/18 - Dimensões histórico-epistemológicas da ACP/Fases do percurso rogeriano. Referência: Aspectos fenomenológicos do pensamento de Rogers ( AMATUZZI e CARPES); CASTELO BRANCO; VIEIRA; CIRINO; MOREIRA Influências da Psicanálise neofreudiana na psicoterapia de Carl Rogers.

04/04/18 - Conceitos fundamentais da ACP

11/04/18 - Conceitos fundamentais da ACP

18/04/18 - Conceitos fundamentais da ACP

25/04/18 – Conceitos fundamentais da ACP

02/05/18 – Elementos constituintes da relação terapêutica na ACP

09/05/18 – Elementos constituintes da relação terapêutica na ACP

16/05/18 – Elementos constituintes da relação terapêutica na ACP. Término da 1ª parte

Bibliografia

AMATUZZI, Mauro M. Rogers: ética humanista e psicoterapia. Campinas: Alínea, 2010. ____. Por uma psicologia humana. 2ª Ed. Campinas: Ed. Alínea, 2008.

AMATUZZI, Mauro M & CARPES, Marcela. Aspectos fenomenológicos do pensamento de Rogers. Memorandum, 19, p.11-25. 2010.

BONDÍA, Jorge. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ.; n.19, p.20-28. 2002.

CASTELO BRANCO, P.C.; CIRINO, S.D. Fenomenologia nas obras de Carl Rogers: apontamentos para o cenário brasileiro. Revista de Psicologia da UFC. v.8, p.44-52, 2017

___. Circulação de artigos brasileiros sobre Carl Rogers: ascensão, renascimento ou declínio? SUBJETIVIDADES. v.17, p.1-11, 2017.

___. Funcionalismo e pragmatismo na teoria de Carl Rogers: apontamentos históricos. Revista da Abordagem Gestáltica (Online). v. XXII, p.12-20, 2016.

CASTELO BRANCO, P.C.; VIEIRA, E.M.; CIRINO, S.D.; MOREIRA, J.O. Influências da Psicanálise neofreudiana na psicoterapia de Carl Rogers. Contextos Clínicos. v. 9, p. 279-289, 2016.

MOREIRA, Virgínia. Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa. Estudos de Psicologia. 27(4). p.537-544. 2010.

PINHEIRO, F.P.H.A.; VIEIRA, E.M. Convergências entre a Abordagem Centrada na Pessoa e Sören Kierkegaard. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso), v.29, p.167-177, 2011.

ROGERS, Carl R. (et alli). Quando fala o coração. São Paulo: Vetor, 2004

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.

____. Grupos de encontro. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.

____. Sobre o poder pessoal. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

____. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, 2005

____. Terapia centrada no cliente. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

____. Um jeito de ser. São Paulo: EPU, 1983

ROGERS, Carl R. & KINGET, Marian. Psicoterapia e relações humanas. Belo Horizonte: Interlivros, 1977. vol. 01.

ROSENBERG, Rachel L. (et all). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.

TASSINARI, Márcia A.; CORDEIRO, Ana Paula S. & DURANGE, Wagner T. Revisitando o plantão psicológico centrado na pessoa. Curitiba: Editora CRV, 2013.

WOOD, John K. Abordagem Centrada na Pessoa. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1994

Facilitador(a):
Prof. Carlos Roger