Fenomenologia, sociedade e clínica psicológica

Justificativa

Apresentar ao estudante de psicologia uma visão sociológica do mundo a partir de uma teoria de desempenho de papéis e em seguida realizar uma leitura dos conceitos vistos a partir da perspectiva da fenomenologia Heideggeriana. O objetivo do estudo é pensar a pratica da psicologia e da psicoterapia a partir de referenciais materialistas e fenomenológicos.

Ementa

Contribuir com a formação em Psicologia a partir da apresentação de um referencial teórico das teorias de desempenho de papéis e apresentar noções importantes na clínica fenomenológica. Noções teóricas de desempenho de papéis, identidade, caracteres ontológicos fundamentais do dasein (disposição, compreensão e discurso). Temas específicos da psicoterapia fenomenológica e sua relação com a sociedade.

Conteúdo Proposto

29/08/2016 – Apresentação do programa e da justificativa. - Munné - A formação social da pessoa e sua estrutura psicossocial. Problemas no desempenho de papéis e status.

05/09/2016 – Goffman – Introdução sobre o desempenho de papéis, comunicação, informação, regulação da conduta, transmissão da impressão, assimetria fundamental da comunicação, definição da situação, interação face-à-face.

12/09/2016 – Goffman – Crença no papel representado, fachada, realização dramática, idealização.

19/09/2016 – Goffman – Controle expressivo, mistificação, realidade e artifícios.

26/09/2016 – Goffman – Equipes, regiões e comportamento regional.

03/10/2016 – Goffman – O surgimento do Eu e a sua representação na vida cotidiana.

10/10/2016 – Ciampa – Identidade: articulação de papéis e personagens, igualdade e diferença, metamorfose e não metamorfose, re-posição.

17/10/2016 – Ciampa – Representar, representar-se, articulação do concreto e da possibilidade.

24/10/2016 – Dantas – Epistemologia fenomenológica,

31/10/2016 – Dantas – O pensamento de Martin Heidegger: percurso filosófico, ontologia hermenêutica, estruturas ontológicas do dasein, angústia.

07/11/2016 – Dantas – Angústia na contemporaneidade.

14/11/2016 – Dia reservado para eventuais reajustes no programa.

Bibliografia

CIAMPA, Antônio da Costa. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. 12. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.

DANTAS, Jurema Barros. Angústia e Existência na Contemporaneidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 20. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

MUNNÉ, Frederic. La interaccíon social: Teorías y ambitos. 1ª ed. Barcelona: Promociones y Publicaciones Universitarias, S. A – PPU, 1995.

PIAGET, Jean. Lógica e conhecimento científico. 1ª ed. Porto: Companhia Editora do Minho, 1980

Facilitador(a):
Pedro Almeida Pereira