Corpo e Cultura Contemporânea: dilemas e possibilidades de resistência

O grupo de estudos visa discutir o fenômeno do corpo, que tem recebido bastante relevo na atualidade, a partir de um olhar psicossocial, isto é, buscando estabelecer um diálogo entre os modos de viver e os modos da sociedade contemporânea. Serão debatidos aspectos históricos e elementos que se relacionam com a vivência do corpo, tais como saúde, estética, mídia, consumo, relações de gênero e sofrimento, bem como formas de resistência aos padrões de beleza hegemônicos.

METODOLOGIA

Grupo aberto a estudantes e profissionais de diversas áreas interessados na temática. Serão 9 encontros ao longo do semestre, nos quais serão discutidas temáticas pertinentes ao tema central por meio da discussão de textos e materiais audiovisuais (vídeos e filmes). Para alcançar a experiência de aprendizagem e a confecção dos certificados, será aferida a frequência dos participantes.

PRINCIPAIS TEMÁTICAS

- História do corpo

- Padrões de beleza hegemônicos e contra-hegemônicos na contemporaneidade

- Corpo e mídia