II Jornada Clínica e Saúde

Data:
quarta-feira, 7 Dezembro, 2016 - 08:00

A necessária e indissociável relação entre teoria e prática na formação acadêmica, sobretudo nos cursos de graduação, vem sendo objeto de reflexão e discussões. Nosso objetivo se configura em apresentar um caminho para a inovação considerando a implicação da Universidade, enquanto espaço de formação, diante das demandas contemporâneas e novos entendimentos sobre os processos de aprendizagem do sujeito. O Projeto Jornada Clínica, realiza anualmente, um evento ao final do ano letivo que vai ao encontro da relação entre teoria e prática, convidando os discentes e docentes a problematização de suas práticas clínicas a partir dos diversos contextos em que as mesmas se inserem. Dessa forma, a Jornada Clínica visa promover um espaço de trocas de experiências do saber/fazer psicológico, colocando em relevo seus diferentes cenários, possibilidades de intervenção e, a necessária, articulação com demais campos do conhecimento. O Projeto Jornada Clínica se faz pertinente ao se configurar como um momento de relato/troca de experiências que implica, necessariamente, no debate a partir de diferentes pontos de vista, opiniões, valores e, sobretudo, referenciais teóricos. Os conhecimentos adquiridos ganham outra dimensão e se articulam diante da realidade complexa que um problema expõe, qualificando e redimensionando o atendimento dos discentes junto à comunidade. A melhor preparação do corpo discente proporciona uma ampliação nas possibilidades de atendimento e intervenção gerando, consequentemente, melhora na qualidade de vida da comunidade que procura atendimento no espaço da Clínica Escola da UFC e demais equipamentos de saúde.